O que é o Divórcio?
O divórcio é o ato legal que dissolve/encerra um casamento. Ele pode ser solicitado por qualquer um dos cônjuges, independentemente se ambos estão de acordo com o divórcio ou não.
Como funciona o Divórcio?
O divórcio normalmente envolve a apresentação de documentos para a Justiça, incluindo uma petição de divórcio, que detalham as informações sobre o casamento, os bens e a família.
Quais são os efeitos do Divórcio?
Os efeitos do divórcio podem ser profundos e duradouros. Ele pode afetar a forma como os cônjuges se relacionam uns com os outros, bem como com seus filhos. Também pode ter um impacto significativo nas finanças de um casal, especialmente se eles tiverem que dividir a propriedade ou os bens.
Qual as modalidades de Divórcio?
Existem duas modalidades de Divórcio: o Divórcio Amigável e o Divórcio Litigioso.
No Divórcio Amigável ou Divórcio Consensual, os cônjuges chegam a um acordo sobre todos os aspectos do divórcio e, por meio de um advogado, podem apresentar uma petição conjunta à Justiça. Se o juiz aprovar o acordo, eles podem ser divorciados rapidamente e sem muita discussão. Há opção também deste procedimento ser realizado via cartório, dependendo da situação.
No Divórcio Litigioso, os cônjuges não estão de acordo com a separação e apresentam petições separadas à Justiça e o juiz decide como eles devem dividir a propriedade, os bens e as responsabilidades. Este processo pode ser mais longo e complicado, especialmente se os cônjuges não concordarem sobre os termos do divórcio.
Quanto tempo dura um processo de Divórcio?
O tempo que um processo de divórcio leva para ser concluído varia de acordo com o tipo de divórcio, bem como a quantidade e a complexidade dos problemas que precisam ser resolvidos. Um divórcio amigável pode ser concluído em questão de semanas, enquanto um divórcio litigioso pode levar meses ou até anos.
Preciso contratar um advogado para me divorciar?
É altamente recomendável que você contrate um advogado que entenda do assunto, principalmente se você e seu cônjuge estiverem em desacordo sobre os termos do divórcio. Um advogado pode ajudá-lo a entender seus direitos e obrigações e lutar por seus interesses durante o processo de divórcio.
Posso me divorciar sem o consentimento do meu cônjuge?
Sim. Você pode se divorciar sem o consentimento do seu cônjuge, mas o processo será mais longo. Você terá que provar à Justiça que você tentou de tudo para reconciliar-se com seu cônjuge e que a separação é inevitável.
O que devo levar em consideração ao me divorciar?
Há muitas coisas que você deve levar em consideração ao se divorciar, incluindo a sua relação com seu cônjuge, seus filhos, sua propriedade e seus bens, bem como suas finanças. Você deve procurar aconselhamento jurídico antes de tomar qualquer decisão sobre o seu divórcio.
Consulte um profissional especialista no assunto e tire as suas dúvidas.